A principal base de lançamento nos Estados Unidos encontra-se localizada no sul da península da Flórida e é denominada de Cabo Canaveral (Figura 1). O motivo principal deste local ter sido escolhido para tais empreitadas é que quanto mais próximo a linha do Equador, menor será a energia requerida para que o foguete alcance a velocidade necessária para escapar do campo gravitacional da Terra. Imagine você na academia rumo ao “Projeto 2021”. Começa levantando 10 kg, depois 20, 30 e, finalmente, chega aos 50 quilos! Uau! Como você é forte, não? Imagine agora o trabalho e a energia necessária para levantar 100 toneladas de metal do chão rumo ao espaço? Parece bem mais difícil, né?

 

 

 

Primeiro lançamento de foguetes no Cabo Canaveral, Flórida (Estados Unidos). Crédito da Foto: NASA em http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_765.html

 

Quanto mais próximo estiver da linha do Equador maior será a velocidade de rotação da Terra. E tem outra questão: você acha que o litro da gasolina está caro, não? Imagine então quanto custa um litro de combustível para um foguete espacial? Com o “empurrãozinho extra” fornecido pela Terra, você precisa de menos combustível para levantar aquelas 100 toneladas de metal rumo ao espaço e, assim, menos dinheiro sai dos bolsos do Tio Sam com esse “precioso” líquido.

 

 

Autor: Rafael Amaral Cataldo

Texto originalmente postado no site planetatellus.wixisite.com